O FIM DA GRANDE CIDADE

CAIU! CAIU BABILÔNIA, A GRANDE!

[Apocalipse 18,9-19]

[Ap 18,9-19] OS PODEROSOS SE LAMENTAM

9 Os reis da terra, que se prostituíram com ela, aqueles que participavam do seu luxo, ao enxergar a fumaça do incêndio, vão chorar e bater no peito. 10 Parados ao longe, de medo de seus tormentos, eles dirão: "Ai, ai, a Grande Cidade! Ó Babilônia, cidade poderosa, uma hora apenas bastou para o seu julgamento!"

11 Os negociantes de toda a terra também choram e ficam de luto por causa da ruína de Babilônia, porque ninguém mais vai comprar as mercadorias deles: 12 carregamentos de ouro e prata, pedras preciosas e pérolas, linho e púrpura, seda e escarlate, madeiras perfumadas de todo tipo, objetos de marfim e de madeira preciosa, de cobre, de ferro e de mármore, 13 cravo e especiarias, perfumes, mirra e incenso, vinho e óleo, flor de farinha e trigo, bois e ovelhas, cavalos e carros, escravos e vidas humanas...

14 As riquezas que você desejava foram para longe de você! Tudo o que é grandeza e esplendor está perdido para você, e nunca, nunca mais será encontrado!

15 Os mercadores que vendiam seus produtos à Grande Cidade e que se enriqueceram às custas dela, vão ficar ao longe, com medo dos sofrimentos, vão chorar e vestir luto. 16 E dirão: "Ai, ai, ó Grande Cidade! Você vestia linho puro, roupas de púrpura e escarlate. Você se enfeitava com ouro, pedras preciosas e pérolas!

17 Bastou uma hora para a sua riqueza virar nada!" Todos os pilotos e navegadores, marinheiros e quantos trabalham no mar ficaram ao longe. 18 Viram a fumaça do incêndio, e gritaram: "Quem era igual à Grande Cidade?" 19 Esses homens do mar jogaram cinza na cabeça, choraram, ficaram de luto, e gritavam: "Ai, ai, ó Grande Cidade! Com sua grandeza todos os que tinham navios no mar acabaram se enriquecendo. Bastou uma hora para você se acabar!